É claro que toda noiva quer que seu casamento seja perfeito e comentado pelos elegantes detalhes escolhidos, além do local da igreja e do buffet da festa. Desde a decoração de todo o ambiente, passando pelas toalhas e complementos de mesa e até mesmo dos vestidos das madrinhas, pode impressionar seus convidados, reforçando suas boas lembranças desse evento tão importante para o casal e complementando todo o ambiente da festa perfeita que você deseja e merece!

É justamente por isso que a escolha das cores que serão utilizadas na decoração é de fundamental importância. Calma, noivinha! Não vai querer sair pintando as paredes do local do evento, heim! Mas são nos detalhes que você poderá se destacar.

Antes de decidir que cores serão mais utilizadas, você deve se concentrar um pouco e entender como as cores influenciam em nossa vida e emoções. Talvez você nunca tenha prestado atenção nisso, mas elas são ferramentas poderosas para nos motivar em vários sentidos, você sabia?

Cada cor é percebida por nós de forma diferente e traduz nossos sentimentos e emoções ou algum aspecto sobre a nossa vida. Estudos comprovam, há anos, como as cores podem ser usadas como auxiliares em tratamentos terapêuticos, sendo aplicadas pela cromoterapia (ciência que estuda as cores). Existe até a Teoria das Cores, um estudo que, dentre outras coisas, associa um estado de espírito com cores: quando estamos felizes preferimos ou usamos cores alegres como laranja e amarelo; já quando nosso astral não está tão para cima, olhamos para o guarda roupa e, mais frequentemente, optamos por cores mais neutras e escuras. Já percebeu isso?

Olha à sua volta, tanto no seu ambiente doméstico como no profissional ou nos demais ambientes que frequente. Sua casa e as cores que ela apresenta traduzem sua personalidade. As cores utilizadas em seu trabalho podem tornar o ambiente mais opressivo ou alegre e os locais que você frequenta podem provocar uma fome mais aguda (vermelho e amarelo), ou uma calma e paz invejáveis (azul e verde). A partir de hoje, você vai prestar mais atenção a esses detalhes coloridos e como eles acabam por influenciar sua vida, pode ter certeza!

Mas voltando ao que interessa, não é porque você, noivinha, vai entrar de branco para seu casamento, que todo o resto deve seguir essa cor.

Ao pensar nos ambientes e situações do seu casamento, pense em um conjunto de cores que harmonizem o ambiente. Nada de cores berrantes ou fortes que “acelerem” as emoções suas e dos convidados. Portanto, uma solução boa e elegante é optar por tons pasteis.

Mas, antes de começar a pensar nos tons sugeridos, lembre-se de que a composição entre eles não significa necessariamente que você terá que usar todos em seu evento. Cuidado e bom senso para não transformar o ambiente em um palco carnavalesco são essenciais na combinação dos tons.

Que tal, como cor básica, um tom rosa suave, complementado por tons como o azul, lilás, amarelo ou verde, todos bem clarinhos? Essa interação pode ser obtida combinando os tons da decoração com a toalha das mesas ou os pratos e porcelana escolhidos, por exemplo, ou mesmo o seu buquê e as flores escolhidas para complementarem o local e, claro, os vestidos das madrinhas. Além de passarem emoções mais delicadas, a combinação dessas cores irá dar um ar de pura elegância e classe ao seu evento.

E se o seu casamento estiver marcado para a época de outono ou mesmo para o inverno, você terá mais vantagens em escolher tons pasteis, com uma pequena ajuda da natureza. Pense bem: é principalmente no outono que toda a paisagem ganha tons mais suaves que servirão como cenário ideal para seu casamento, não é?

Lembre-se de que a escolha das cores que irão compor o ambiente do seu casamento não é uma ciência exata. As dicas aqui são apenas para você ir compondo os ambientes e situações de acordo com o seu gosto, sabendo, agora, que as cores influenciam no comportamento e emoções das pessoas que estarão presentes. Você deve levar em consideração também o seu gosto e o gosto do seu amado. Não adianta nada os tons pasteis não terem nada a ver com a personalidade do casal, não é mesmo?

Bom, agora que você já conhece um pouco mais dos segredos e significados das cores, mãos à obra. Pense, analise cada tom, faça combinações usando amostras de tecidos para visualizar o resultado final, converse com decoradores e profissionais dessa área para ter mais ideias. E que seu casamento seja um sucesso e cheio de emoções marcantes!