Noivinhas, hoje vamos falar de mais uma prática tradicional secular. Ao longo dos tempos, o casamento desenvolvendo uma série de tradições para trazer felicidade e alegrias para o casal, além de ajudá-los de alguma forma no início de sua união.

Para isso temos o tradicional chá de panela (ou chá de cozinha). Os relatos mais antigos desse tipo de cerimônia dizem que ela começou a ser praticada para realmente dar “uma forcinha” para as noivas que não contavam com nenhum tipo de dote (uma ideia muito boa para os noivos, é claro!). Quem não contava com um bom aporte financeiro tinha uma forma de contar com algumas coisas básicas para montar sua casa e iniciar uma vida nova.

Foi assim que começaram as primeiras festas que reuniam madrinhas, amigas e parentes femininas da noiva em um momento de descontração, festa e brincadeiras e, como não poderiam faltar, muitos presentes! A tradição foi crescendo e se espalhando pelo mundo e, nos Estados Unidos, até ganhou o nome de “bridal shower” (banho nupcial), já que a noiva recebia muitos presentes úteis para seu novo lar.

Toda a festa deve ser divertida, mas nesse caso, também prática! Portanto, vamos pensar numa forma de começar sua nova vida de casada com alguns benefícios vindos das amigas queridas que desejam sua felicidade.

O chá de panela costuma acontecer de um a dois meses antes da cerimônia. Então, você terá tempo suficiente para fazer uma lista prévia que desejaria receber nesse encontro. Mas pega leve, noivinha, não vai pedir a geladeira mais moderna com internet e nem aquele closet com centenas de pares de sapatos maravilhosos! hehehe Mas simples objetos utilizados na rotina da vida cotidiana podem e vão te ajudar muito a você a resolver muitos problemas.

Os itens da lista de presentes do chá de podem se confundir com os presentes de casamento, dessa forma, de acordo com o poder financeiro dos seus convidados esses itens podem mudar.

O que você pode pode pedir, então? Vale objetos como um saca rolhas para aquele vinho que você gosta de apreciar com seu amado, aparelhos de cozinha como aquela frigideira em que a comida não gruda, um filtro d’água para matar a sede com água gelada, um mixer para fazer pratos variados, pipoqueira (se você não dispensa a pipoca ao assistir um filme com ele), uma cafeteira prática (não precisa ser aquela do George Clooney, é claro!), um ferro elétrico ultra moderno e tantas outras coisas que serão, essencialmente, práticas para o seu dia a dia. São muitasas opções de objetos a serem usados na cozinha. Veja algumas ideias abaixo:

Açucareiro
Assadeiras
Avental
Baldes de alumínio e de plástico
Bacias de plástico
Bandejas
Cestas de lixo (pia e chão)
Coador
Colheres de pau
Colheres de medidas
Conchas
Copos de medidas
Cortador de queijo
Descanso de panelas
Descaroçador de azeitonas
Descascador de legumes
Desentupidor de pia
Destrinchador de aves
Escada
Escorredor de arroz
Escorredor de louça
Escorredor de macarrão
Espátula
Espremedor de alho, de batatas e de laranja
Fôrma para pizza, bolo torta
Fuê
Funil
Garrafa térmica
Jarras
Jogo de facas
Leiteira
Pá de lixo
Paliteiro e saleiro
Panos de prato
Pegador de gelo
Pegador de panelas
Peneiras
Porta condimentos
Porta copos
Potes diversos
Prendedor de roupas
Ralador
Relógio de cozinha
Rodo de pia
Rodo
Rolo de macarrão
Suporte para papel toalha
Tábua de carne
Tesoura para cozinha
Vassouras

Sua lista vai depender da quantidade de convidados, por isso, organize a lista de forma que os itens mais fundamentais sejam distribuídos para pessoas que você tem mais certeza de que comparecerá no chá de cozinha.

E não se esqueça, noivinha, o que mais vale é a presença das amigas queridas e rirem juntas com as brincadeiras que serão parte da festa. Mas, sempre é bom saber que todas podem ajudar você a iniciar uma nova vida com muitos produtos práticos e úteis. Então, é bom caprichar na lista!