O que vem à sua mente quando ouve a palavra deserto? Claro que a primeira imagem é aqueles montes de areia, um calor escaldante e nada, nada de interessante à sua volta por centenas e centenas de quilômetros, certo?

Errado! Quando falamos do Deserto de Atacama, na região norte do Chile, estamos nos referindo a uma das mais belas paisagens do planeta.

Com cerca de 1000 km de extensão, ele é considerado o deserto mais alto do mundo, podendo ficar por meses sem que um pingo de água caia naquela região, pois a sua altitude impede que as correntes marítimas do Oceano Pacífico não consigam passar pelas montanhas à sua volta.

Logicamente que o local sofre das mesmas condições de outros desertos, com temperaturas que variam entre 0°C à noite a 40°C durante o dia. Embora essa variação extrema de temperaturas impeça a existência de cidades e vilas na região, o local não é assim tão inóspito para ser descartado para uma viagem inesquecível de uma Lua de Mel.

A cidade mais conhecida e procurada na região é São Pedro de Atacama, um pequeno vilarejo com pouco mais de 3000 habitantes, localizado a 2400 metros de altitude. É tão isolada, que é considerada um verdadeiro oásis em meio ao deserto. É para ela que a grande maioria dos casais apaixonados, que curtem o estilo exótico e outdoor para viagens, se dirige. A região atrae, também, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores e motociclistas que transformam a cidade em um verdadeiro cenário de filmes de aventura!

Com essa grande concentração turística, a cidade mantém uma rotina de vida agitada, não só durante o dia, mas também à noite, onde bares e restaurantes ficam praticamente lotados.

Bom, como é a primeira vez que você pretende ir a um deserto, diremos a você que não há uma época mais apropriada para a viagem. Ele permite que você o visite em qualquer época do ano, mas é necessário que os pombinhos estejam devidamente preparados para enfrentar a variação térmica do local.

A maioria das empresas de turismo que oferecem pacotes para lá tem como ponto de início da aventura desértica a própria cidade de São Pedro de Atacama. É de lá que vocês podem sair para conhecer lugares inesquecíveis como o Salar de Atacama, um verdadeiro paraíso para os olhos em termos de diversidade de flora e fauna, com destaque aos flamingos andinos. Se preferir, você pode fazer um passeio com toques históricos até o povoado de Toconao, local com construções feitas em pedra liparita que abriga um antigo campanário feito de pedra e madeira de cactus.

 

Se você é um apreciador de belas paisagens ao lado da pessoa amada para momentos românticos, não deixe de ir à Cordillera de Sal, de onde poderá ter uma vista panorâmica do Salar de Atacama e da Cordilheira dos Andes.

O local oferece dezenas de outras opções de passeios lindos e interessantes que vão encher seus olhos e deixar memórias incríveis, ainda mais se estiver em uma apaixonada Lua de Mel. Boa viagem e aproveite, casal!