É claro que toda noiva e noivo quer que o dia do seu casamento (com os preparativos, igreja e a festa) seja perfeito para eles e os convidados.

Mas, infelizmente, o grande dia não está isento de ter algum tipo de emergência, por menor que seja. E, para isso, vocês precisam estar preparados para tudo!

Se ainda não se convenceu dessa necessidade, aqui vai ditado popular que poderá ajudar você a se decidir por um plano de contingência: “o seguro morreu de velho”. Então, veja com sua assessora de casamentos se ela pode ajudar, ou siga essas dicas:

• Sempre é bom poder contar com um mínimo de apoio médico para o dia da festa. Verifique com o local do evento se eles contam com algum tipo de assistência médica, profissionais próximos ao local, ambulância, etc. Kit com medicamentos básicos para dor de cabeça, indisposição estomacal, etc, são primordiais, pois sempre tem alguma tia mais idosa que acaba passando mal com a pressão ou com a comida da festa. Se puder, e seu orçamento permitir, contrate uma ambulância para ficar de standby durante a festa, pois “é melhor prevenir que remediar”.

• Mantenha à mão para seu uso um jogo de agulhas e linhas, tesoura, absorventes, um rolo de fita adesiva, grampeador, caneta ou lápis, um bloco de anotações, um par de chinelos, lenços de papel e outros acessórios. Você pode imaginar que isso tudo é besteira, mas garantimos que quando você menos esperar, poderá precisar desesperadamente deles para fazer uma barra de vestido ou outra roupa, colar provisoriamente algum material, costurar o apertar alguma peça, anotar alguma coisa para não esquecer, descalçar seus sapatos de festa depois de horas com eles apertando seus dedos e calcanhar, etc.

• Tente ir ao banheiro e resolver todas as suas pendências orgânicas antes de estar toda vestida e maquiada. Não seria nada fácil ter que ir ao banheiro com aquela tradicional dor de barriga de nervosismo com todo aquele vestido maravilhoso que mal deixa você andar, quanto mais usar o vaso sanitário!

• Muito cuidado com a sua alimentação no dia do casamento. Uma crise de hipoglicemia pode fazer você desmaiar a qualquer momento. Alimente-se antes da festa e hidrate-se muito.

• As alianças! Elas estarão com vocês ou com algum padrinho? Cheque isso para não ter problemas na hora em que o padre pedir para vocês trocarem as alianças.

• Veja com o buffet para que, se alguma coisa acontecer com o bolo dos noivos, eles tenham condições de substituí-lo ou consertá-lo para o tradicional corte para os convidados posando para uma foto histórica

• Quem será encarregado de receber os presentes dos noivos e eventuais entregas feitas em cima da hora? Certifique-se de que a pessoa está realizando essa tarefa adequadamente.

• E se faltar energia, o local tem gerador? Se não, o evento poderá seguir mesmo à luz de velas?

• Confirme se está com todos os documentos em mãos ao sair da festa para sua tão sonhada viagem de lua de mel, incluindo os telefones mais importantes.

• Se alguém “passar da conta” no comportamento, você tem alguém com habilidade para ajudar a resolver o problema? Não vale partir para o barraco e expulsar o indivíduo, né?

Nossa intenção não é deixar você de cabelo em pé, ainda mais com tantas outras coisas com que se preocupar, noivinha. Mas é um pequeno alerta de como se pode planejar adequadamente todos os detalhes para não ser pega de surpresa.

Mas, o mais importante é manter a calma e o equilíbrio. Afinal de contas, é a sua festa, o seu momento e, mais do que ninguém, você merece aproveitar cada minuto desse dia memorável

E tudo vai dar certo!