Noivinhas, esse é um momento muito importante da cerimônia: as músicas que serão tocadas em um dos momentos mais especiais e importantes da sua vida! A seleção de músicas nem sempre é uma tarefa fácil. São muitas opções de músicas, envolve gosto pessoal dos noivos, estilo de casamento (tradicional ou mais moderno), o local da celebração, que pode ter restrições, etc… Então, pensando em tantas dificuldades, resolvemos dar uma “mãozinha” para você, e conversamos com a Adriana Almeida, marketing e comercial do Quarteto Napolitano, que nos deu várias dicas para ajudar você a escolher a sua trilha sonora, que contará a sua história com o seu love e tornará a cerimônia ainda mais emocionante e inesquecível! Confira:

A cerimônia de casamento é um rito composto por alguns momentos e, em cada momento, pede uma música de cerimônia adequada:

ENTRADA DOS PADRINHOS: Opte por músicas alegres ou alguma trilha sonora de filme. Lembrem-se que é o momento que seus queridos padrinhos estarão super felizes por terem sido escolhidos para testemunhar um momento tão importante. Uma boa dica também é optar por músicas que fale de amizade, fidelidade e amor fraternal, onde vocês poderão enviar uma mensagem especial, demonstrando o quanto eles são amados e especiais.

ENTRADA DO NOIVO: Opte por músicas bem marcantes e que demonstre um pouco do estilo do noivo, pois mesmo sabendo que a entrada da noiva é a mais esperada por todos, a entrada do noivo também deve ser grandiosa. E aqui vai uma dica para as noivinhas: geralmente 90% das decisões são tomadas por vocês, então deixem os noivos escolherem, pelo menos a música deles com um pouco mais de liberdade.

ENTRADA DA NOIVA: Pede uma música mais forte e marcante! Apesar de muitas noivas optarem por músicas diferentes, a Marcha Nupcial ainda é a música mais executada em cerimônia de casamento. Uma boa opção, tem sido a orquestra tocar uma parte da Marcha Nupcial para anunciar a entrada da noiva e executar uma outra música enquanto ela caminha até o altar.

ENTRADA DE PAJENS, DAMINHAS E FLORISTAS: Normalmente os noivos escolhem crianças para fazerem o cortejo, portanto, opte por músicas com temas infantis, tornando o momento mais lúdico.

BENÇÃO DAS ALIANÇAS: Por ser um momento que remete ao sagrado, opte por músicas religiosas ou gospel, por ser um momento em que o celebrante estará em oração.

CUMPRIMENTOS: Esse, geralmente, é um momento mais livre, onde aquela música romântica que fez parte do namoro pode entrar. Há temas tradicionais que hoje já fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes.

SAÍDA: Momento onde uma música mais animada pode ser usada na cerimônia de seu casamento, já que é a transição da cerimônia para a festa e merece muita comemoração.

Procure fazer a seleção das músicas da cerimônia com uma certa antecedência ao casamento (cerca de 2 meses antes) para que os músicos possam preparar os arranjos e ensaiar no caso de alguma música inédita. Peça orientação da orquestra que tocará no seu casamento ou profissionais da área, pois por terem mais experiência, poderão lhes ajudar dando dicas e sugestões, porém a decisão final deverá ser sempre do casal.

Esperamos ter ajudado a clarear suas ideias! Essas dicas vão ajudar você e seu amado a terem uma direção de como fazer a escolha, mas lembre-se, a cerimônia toda, desde a decoração até o repertório de músicas, têm sempre que ter a carinha de vocês, que façam parte da história do amor de vocês. Nada de modismos ou de opções que não reflitam quem vocês são, combinado?