No meio de um monte de profissionais que você precisa contratar para tornar o seu casamento perfeito, vem mais dois para tentar tirar o seu sono: Cerimonialista ou Coordenador de Eventos e o Mestre de Casamento. Mas quem faz o que??? Não perca o seu sono (não com isso! hehehe), pois vamos ajudá-la a entender tudo:

O Cerimonialista ou Coordenador de Eventos é o responsável pelo planejamento, coordenação e organização do evento, em todas as suas fases, planejando todo o roteiro da solenidade, ou seja, vai te ajudar na escolha da igreja, do lugar onde será realizada a recepção, além de auxiliar ou mesmo de se responsabilizar pela pesquisa de preços e na escolha dos fornecedores, e de estar presente no dia do evento para acompanhar tudinho para que saia tudo perfeito!

Já o Mestre de Cerimônia é o orador do evento, como se fosse um palestrante, um apresentador, que a partir de um roteiro, geralmente criado pelo cerimonialista, produzirá um script final, anunciando as fases do evento. É ele quem vai conduzir a solenidade, demarcando o seu início, geralmente com um pronunciamento.

Alguns Mestres de Cerimônias também são Cerimonialistas e podem, com uma equipe adequada, claro, absorver as duas funções.  Isso depende de ser acertado de antes com o profissional, para que não haja surpresas!

Adriana Almeida nos explica que ambos os profissionais são de suma importância para o sucesso do evento e cada um com suas funções específicas. O Mestre de Cerimônia ocupa um lugar de destaque, iniciando e conduzindo as fases de uma solenidade. O Cerimonialista coordena toda a equipe que trabalhará no dia do evento: as recepcionistas, os operadores de equipamentos específicos, manobristas, seguranças, pessoal de limpeza geral e buffet.